Cuanza-Sul estende-se por 55.660 km2 numa área montanhosa com altitude variada. O clima da província é tropical, seco no litoral e húmido no interior. Os meses mais quentes vão de Janeiro a Abril e os mais frescos de Julho a Agosto. A temperatura média anual é de 26°C. Conta com doze municípios: Sumbe que é a sua capital, Porto Amboim, Amboim, Quilenda, Conda, Seles, Ebo, Cassongue, Quibala, Libolo, Mussende e Cela.
Os grupos étnicos da província são os Kibalas, Ngoias, Musseles, Mussumbas e Bailundos. A língua nacional mais falada na província é o kimbundo. As principais actividades económicas da província são a agricultura, a pecuária e a pesca.
As praias são uma mais-valia em termos de turismo, com especial atenção para as praias de Quicombo, Chicucula, Carimba e Porto Amboim. Ao longo da província, o mar forma várias baías agradáveis.
A fauna do Cuanza-Sul é muito variada, com especial referência para a pacaça, capota, veado, entre outros.
O território administrativo que é hoje a província do Cuanza-Sul foi fundado em 1769 por Dom Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, que era na altura Governador-Geral de Angola pelo regime colonial português. Foi inicialmente denominada de Novo Redondo em homenagem a casa senhorial de Redondo em Portugal.
Kwanza Sul é uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.
Existem aeródromos para aparelhos de pequeno e médio porte no Sumbe e Porto Amboim e um aeroporto no Waku Kungo, município da Cela. Existe também um porto comercial em Porto Amboim.
Águas medicinais do Waku Kungo
Pedra d’Água – no município de Seles
Baía de Quicombo – nos arredores do Sumbe, onde em 1640 Salvador Correia de Sá atracou a sua nau e dirigiu-se a Luanda para combater os holandeses.
Gruta do Sumbe – com estalactites e estalagmites.
Gruta de Sassa e Gruta de Quicombo.
Ruínas do Forte de Quikombo – 15 km a sul do Sumbe.
Fortaleza de Quibala – situa-se no município do Libolo.
Fortaleza de Novo Redondo.
Gravuras Rupestres de Quingumba.
Rio Cambongo, Cubal, Keve e Longa, oferecem excelentes condições para a prática de desportos aquáticos, navegação, pesca desportiva e até caça de patos.
As Cachoeiras do Binga, no rio Keve, município da Conda, estão num sítio onde poderá ter alguns momentos de relaxe, assim como nas águas termais e medicinais da Tocota. Aqui encontram-se também as quedas de água mais altas da província com cerca de 150 m.
A alimentação, como em quase todo o território de Angola, baseia-se no pirão ou funge de milho ou bombó (mandioca) que é acompanhado com carne ou peixe (calulú) com molho (conduto).
15 de Setembro é a data oficial da província com festas em todas as cidades. No dia 17 de Setembro realiza-se o Festi-Sumbe, festival de música, muitas vezes com atracções internacionais. Em Março realizam-se as Festas do Mar no Sumbe e Porto Amboim.
Aprecie as belas paisagens da província do Kwanza Sul