Zaire

Geografia e História

Zaire é uma das dez províncias angolanas com fronteiras internacionais (Republica Democrática do Congo). Estende-se por 40.130 km e está subdividido em 6 municípios: M’Banza Congo, Cuimba, Noqui, Nzeto, Soyo e Tomboco. A capital da província é M’Banza Congo que foi em tempos a capital do poderoso Reino do Congo.

O clima da província é tropical húmido com uma temperatura média que ronda os 26°C. A época chuvosa vai de Novembro a Maio e a época seca vai de Junho a Outubro.

A população é predominantemente de origem Bakongo.

A zona que é hoje a província do Zaire fazia parte do Reino do Congo. A capital do Antigo Reino do Congo situava-se na área que é hoje M’Banza Congo, a capital da província.

Nzinga Mbemba, o rei do Congo à data da chegada à zona dos exploradores portugueses, criou laços de cordialidade e entendimento comercial com o explorador português Diogo Cão que desembarcou na região em 1483. Em 1500 o rei converteu-se ao cristianismo e foi baptizado como Afonso I. A relação comercial dos bakongos e dos portugueses baseava-se sobretudo no tráfico de escravos. Os bakongos capturavam e vendiam os escravos aos portugueses que os enviavam para a Europa, Brasil e para a Ilha de São Tomé.

Mais tarde, porém, em 1526 queixava-se Afonso I que o “apetite desmesurado” por escravos por parte dos portugueses estava a fragilizar o seu reino, tendo mesmo escrito uma carta queixando-se do facto.

A sangria do reino, no entanto continuou, até ao século XVIII.

Existem dois aeroportos: um no Soyo, e outro em M’Banza Congo, ambos com capacidade para aviões de pequeno e grande porte.

Saindo de Luanda, passando pelo Bengo é possível chegar à província.

Conheça Zaire

Uíge é uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.

Galeria de imagens

Aprecie as belas paisagens da província do Bengo