Kwanza Norte

Geografia e História

Com uma extensão de 24.110 km2, a província é composta por dez municípios, nomeadamente Cazengo, Lucala, Ambaca, Golungo Alto, Quiculungo, Bolongongo, Banga, Samba Cajú, Ngonguembo e Cambambe. A capital provincial é a cidade de Ndalatando situada no município do Cazengo. O rio Kwanza faz a separação entre esta província e a do Cuanza-Sul.

Cuanza-Norte possui um grande potencial turístico por explorar, tanto do ponto de vista natural como histórico e cultural. A zona da Barragem de Cambambe e sua albufeira, por exemplo, oferecem condições únicas para o desenvolvimento do turismo. O clima da província é tropical húmido e regista uma temperatura média de 23°C.

A população da província é maioritariamente de origem Ambundo e, por isso, a língua nacional mais falada é o kimbundo. A actividade principal é a agricultura, tendo como produtos principais o algodão e o café, para além dos produtos de alimentação diária.

No município de Cambambe existe um polo industrial com actividade no sector têxtil e de bebidas. Em Cambambe situa-se a segunda maior barragem hidroelétrica do país, que fornece energia as províncias do norte. Em termos de recursos minerais a província é rica em cobre, ferro, manganésio e diamantes.

A província oferece condições para o desenvolvimento de ecoturismo, com destaque para a Reserva Florestal de Caculama e do Golungo Alto, assim como as Quedas do rio Muembeje, mas também para o desenvolvimento do turismo histórico-cultural, com destaque para a sepultura da Rainha Njinga Mbande e a Fortaleza de Massangano.

Conheça o Kwanza Norte

Kwanza Norte é uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.

Galeria de imagens

Aprecie as belas paisagens da província do Kwanza Norte