Huambo

Geografia e História

Fundada a 8 de Agosto de 1912 e baptizada de Nova Lisboa em 1928, a cidade do Huambo parecia reunir condições favoráveis para o desenvolvimento urbano, devido ao seu clima, posição geográfica favorável para agricultura, assim como uma boa rede hidrográfica. Por isso mesmo foi identificada como potencial capital da colónia antes da independência nacional, entretanto preterida a favor de Luanda, localizada no litoral. O Huambo é um marco da arquitectura colonial, com edifícios tradicionais e largas avenidas.

Com uma área de 35.771 km2, Huambo situa-se no centro sul do país e tem como capital a cidade com o mesmo nome. Possui onze municípios, nomeadamente Huambo, Londuimbali, Bailundo, Mungo, Chinjenje, Ucuma, Ecunha, Chicala Choloanga, Catchiungo, Longonjo e Caála. O clima da província é tropical de altitude, com temperaturas médias de 19 °C, com estação seca e fria num período e chuvosa noutro. Na estação quente o calor quase não se faz sentir devido as constantes precipitações. O grupo étnico maioritário é o Ovimbundo, a principal língua nacional da província é o umbundo. A população dedica-se essencialmente à agricultura, tendo o milho como a principal cultura. Pela sua vocação agrícola, Huambo já foi considerada o celeiro de Angola.

A província do Huambo tem sido apetrechada para voltar a ter o segundo parque industrial do país. As reservas minerais da província são pouco exploradas. Com o esforço de reabilitação após o fim do conflito armado, Huambo foi considerada uma das mais bonitas cidades de Angola.

Conheça o Huambo

Huambo é uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.

Galeria de imagens

Aprecie as belas paisagens da província do Huambo