Benguela

Geografia e História

A província de Benguela é conhecida como “a terra das acácias rubras” por causa da colorida presença dessa bonita árvore pelas ruas da cidade de Benguela. Com uma extensão de 39.827 km2, situa-se no litoral centro de Angola e é constituída por dez municípios: Benguela, Baía Farta, Catumbela, Balombo, Bocoio, Caimbambo, Chongorói, Cubal, Ganda e Lobito. Benguela é também conhecida pelas suas praias e pelo Porto do Lobito, o segundo mais importante do país. As principais cidades da província são as de Benguela, Lobito e Baía-Farta, todas elas banhadas pelo Oceano Atlântico.

O clima da província é tropical árido e a temperatura média anual ronda os 24°C, sendo que a corrente fria de Benguela, que parte da Antártida, modera a temperatura da região e reduz a humidade. Em termos de altitude, a província divide-se em três zonas distintas: a zona litoral, cuja altitude vai do nível do mar até aos 500 m, a zona central com uma altitude dos 500 aos 1200 m e a zona oriental com uma altitude média superior a 1500 m.

A fauna da província é constituída essencialmente por zebras, leões, elefantes, olongos, golungos, búfalos, onças, ongivas e cabras de leque, principalmente na zona de Mamué que fica na fronteira com a província do Namibe.

A população de Benguela é na sua maioria da etnia Ovimbundo e Nganguela. A língua mais falada na região é o umbundo. A população dedica-se na sua maioria a agricultura, pecuária e pesca.

Conheça Benguela

Benguela é uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.

Galeria de imagens

Aprecie as belas paisagens da província do Benguela