Bengo

Geografia e História

Com uma extensão de 31.371 km2 e situado no litoral norte de Angola, a província do Bengo partilha fronteiras com as províncias do Zaire, Uíge, Cuanza-Norte e Luanda. Está constituída por seis municípios: Dande, Dembos, Nambuangongo, Bula Atumba, Ambriz e Pango Aluquém. Bengo é uma província relativamente recente, uma vez que ganhou esse estatuto apenas em 1980. A capital da província é a cidade de Caxito, localizada no município do Dande. Bengo tem um clima tropical seco e uma temperatura média que ronda os 26°C. A população é essencialmente de origem Ambundo e as principais actividades são a agricultura e a pesca.

Luanda abastece-se com regularidade de legumes provenientes do Bengo, são frequentes os passeios de compra de verduras nos seus municípios e comunas. É também um destino frequente para compra de peixe (com especial referência para o cacusso – peixe de água doce muito apreciado) ou marisco (lagosta). A principal língua nacional falada na província é o kimbundo.

É uma zona potencialmente rica em termos de turismo, multifacetada, capaz de agradar pela sua variedade à “gregos e troianos”. Senão vejamos: possui uma reserva animal, uma reserva florestal, vários rios (Kwanza, Bengo, Dande, Longa e Onzo) que cruzam a província, possui igualmente praias de excepcional beleza, lagoas, ruínas da época colonial, etc. Se pensa visitar as várias localidades da província não se esqueça da sua câmara fotográfica, pois, vai certamente precisar dela.

Conheça o Bengo

Bengo é uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.

Galeria de imagens

Aprecie as belas paisagens da província do Bengo