Bié

Geografia e História

Bié é a província mais ao centro do país, estendida numa área de 70.314 km2 é composta por nove municípios: Cuito (capital), Andulo, Catabola, Chinguar, Chitembo, Camacupa, Cunhinga, Cuemba e Nharêa. A província tem o formato de um coração bem encaixado no centro do país. O clima é o mesotérmico de altitude, caracterizado por ser seco, doce, temperado e constante. A temperatura máxima na estação quente (chuvosa), que vai de Setembro a Abril, não excede os 20°C e na estação fria (seca), que vai de Maio a Agosto, há por vezes geadas. O seu clima é muito propício à actividade agrícola uma vez que a pluviosidade durante a estação das chuvas pode atingir os 1500 mm.

A população é maioritariamente de origem Ovimbundo, falantes da língua nacional umbundo. Outros grupos étnico-linguísticos que compõem a população do Bié são os Tchokwe, Nganguela, Luimbi, Songo e Ngoia. As principais actividades da população são a agricultura e pecuária.

A cidade do Cuito, capital do Bié, foi na época colonial baptizada de Silva Porto em homenagem ao seu fundador. Muitas vezes referenciada como “cidade mártir”, Cuito foi das cidades que mais sofreu com a guerra civil, principalmente na última década do século XX. Pouco a pouco se vão apagando as marcas da guerra com o esforço de reconstrução.

 

Conheça o Bié

Bié uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.

Galeria de imagens

Aprecie as belas paisagens da província do Bengo