Com uma área de 223.023 km2 o Moxico é a maior província de Angola e tem 9 municípios: Camanongue, Léua, Luacano, Luau, Luchazes, Lumbala Nguimbo Lumege e Alto Zambeze.
Luena é a capital da província.
Existem basicamente seis grupos étnicos que são: os Tchokwe, Luvale, Umbundo, Bundos, Luchazes e Lunda Dembo. A lingua nacional mais falada é o Tchokwe. A população dedica-se basicamente a agricultura de subsistência. O mel da região é afamado pelas suas propriedades medicinais, obtido a partir das flores de alguns tipos de árvore como o mussixi e a muvuca.
O clima é tropical húmido de altitude, com temperaturas médias anuais de 21° C. A paisagem da província caracteriza-se pelas famosas chanas do leste, que servem de habitat para animais como palancas, gnus, leões, onças, leopardos, hienas, búfalos, songues, javalis, raposas, elefantes, gazelas, cabras e rinocerontes.
Moxico é uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.
O aeroporto principal de Luena está preparado para receber aeronaves de grande porte. Existem ainda aeroportos para pequenas aeronaves no Cazombo e Lumbala Nguimbo.
De Luanda é possível o acesso à província passando por Kwanza Norte, Malange, Lunda Norte e Lunda Sul.
Um dos pratos típicos do Moxíco são cogumelos frescos ou secos, funge (aqui chamado de chima) de bombo e pratos de carne seca.
No Jardim Lenine coabitam cozinhas modernas e tradicionais, organizadas em bares e restaurantes onde poderá escolher um local para a sua refeição.
De 10 a 15 de Setembro celebram-se as! Festas da cidade (celebra-se a elevação da antiga Vila Luso a cidade). Nesta altura!há vários eventos culturais tradicionais. É possível ver nesta altura danças e música tradicionais conviverem pacificamente com as mais modernas expressões culturais. Uma das festividades tradicionais de vulto é a circuncisão (Mukanda).
Aprecie as belas paisagens da província do Moxico