Huíla

Geografia e História

A província da Huíla possui uma área de 79.022 km2 e conta com catorze municípios: Quilengues, Lubango, Humpata, Chibia, Quipungo, Caluquembe, Caconda, Chicomba, Cacula, Matala, Jamba, Chipindo, Cuvango e Gambos. A capital da província é a cidade do Lubango.

Quase toda a província encontra-se localizada na zona de clima alternadamente húmido e seco das regiões intertropicais. O clima é em geral quente ou tropical (com uma temperatura média anual de 20°C), mas nas áreas de maior altitude pode ser classificado como temperado, como por exemplo na Humpata, Tchivinguiro, Lubango, Cuvango, Quipungo e Caconda. A população é essencialmente originária dos grupos etnolinguísticos Nyaneka-Nkhumnbi, Umbundo, Nganguela, Tchokwe e Herero. A população dedica-se essencialmente à pecuária e agricultura.

A língua nacional mais falada na província é o Olynyaneca-Nkumbi. O umbundo também é falado com frequência. Os primeiros contactos dos europeus com a região dão-se no ano de 1627. Por volta de 1880 os bóeres tentaram estabelecer os primeiros assentamentos na Humpata. Em 1885 foi fundada a colónia de Sá da Bandeira por emigrantes da Madeira.

A 2 de Dezembro de 1901 foi fundado o distrito da Huíla, como consequência da divisão do distrito de Moçâmedes, de que fazia parte até então. A capital era a vila de Sá da Bandeira, elevada a cidade a 31 de Março de 1923 quando a linha férrea chegou ao planalto central.

Conheça Huíla

Huíla é uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.

Galeria de imagens

Aprecie as belas paisagens da província da Huíla