Situa-se no sul de Angola, a sua capital é Ondjiva. Conta com seis municípios: Cuanhama, Ombadja, Cuvelai, Curoca, Cahama e Namacunde, distribuídos por 87.342Km2. Tem um clima tropical seco, sendo que o mês mais frio é o Julho com 17°C de média e o mês mais quente o de Outubro com 26°C. A língua nacional mais falada na província é o kwanyama.
A paisagem da província é caracterizada por florestas, savanas e estepes. A sua população é essencialmente rural, predominantemente de origem Ambó. Contrariamente à maioria da população de Angola, os povos do Cunene não são de origem Bantu. Existe na província quatro grupos étnicos: os San, vulgarmente conhecidos de Khoisan, são povos nómadas, inofensivos, originalmente vivem da recolha de frutos silvestres e da caça de subsistência; os Ovambos (que se subdividem em Kwanyamas, Cuamatos e Muvales); os Nyaneca Humbe e os Hereros (que por sua vez se dividem em Mucahones e Mutuas).
A população dedica-se essencialmente à agricultura de subsistência e à pecuária. Existem na província três rios relevantes, o Cunene, o Cuvelai e o Calonga.
Cunene é uma das 18 províncias de Angola com uma bela história e um papel importante para o desenvolvimento do nosso país.
Existem dois aeroportos na província, um em Ondjiva e outro na Cahama. Cunene possui também três aeródromos, nas localidades de Xangongo, Namacunde e Curoca para aviões de pequeno porte. Por via terrestre, a partir de Luanda é possível chegar ao Cunene, passando pelas províncias do Cuanza-Sul, Benguela, Huíla ou Namibe.
Parque Nacional da Mupa – situado a norte da província, possui uma extensão de 6.600 km2. No seu interior existe uma grande variedade de animais como girafas, hienas, leopardos, gungas, rinocerontes, hipopótamos, zebras, elefantes, avestruzes, leões, palancas vermelhas, garças, olongos, impalas, etc.
Barragem de Ruacaná – estando na província, não deixe de visitar as Quedas de Ruacaná, praticamente na fronteira com a Namíbia, na região de Calueke, no rio Cunene. Estas quedas de água que se lançam num desnível de 100 metros geram um espectáculo memorável.
Quedas do Monte Negro (Epupa) – localizadas na região do Curoca, também próximo da fronteira com a Namíbia, encantam pela sua beleza.
Maior imbondeiro de África – acredita-se que o maior imbondeiro de África se encontra na região do Péu-Péu, município de Ombadja.
Memorial do Rei Mandume – está situado a 42 km de Ondjiva, em Namacunde. Nele repousam os restos mortais do último rei dos Kwanyama. O memorial está rodeado de troncos que simbolizam os feitos heroicos desse povo na luta contra o colonialismo português. Neste memorial foi erguido um empreendimento turístico.
Ombala Grande – neste local viveram e estão sepultados os 11 reis da região, excepto o Rei Mandume que, por não estar circuncidado na altura viveu e morreu em outra embala.
Fortaleza Roçada – serviu de base militar para ataques e ocupação das áreas do sul do Xangongo. Localiza-se no município de Ombadja, na margem direita do rio Cunene.
Monumento Vau-do-Pembe – marco em memória dos portugueses que tombaram na travessia do rio Cunene devido a resistência dos povos nativos.
Monumento do Mufilo – situado no sul de Xangongo, é o marco dos grandes combates do Rei Mandume, auxiliado pelo Rei Tchetekela do Cuamato, contra o regime colonial português.
Em termos de pratos típicos existe na região algumas iguarias como o funge de massango que é acompanhado de mafuma (confecionado com carne de rã), lombi, quimala ou bagre fumado, assim como uma variedade de pratos à base de carne bovina. A bebida local é o macau ou malodo – bebida feita a partir de cevada fermentada, bem como o canhome – aguardente feita com cana-de-açúcar e frutos silvestres.
Existem alturas específicas para a realização de algumas festas tradicionais, principalmente ritos de passagem como a festa da circuncisão, Coendey (de Maio a Outubro) e a festa da puberdade, Fico ou Efufulo (de Setembro a Dezembro).
A 6 de Fevereiro comemora-se o dia do Rei Mandume e a 10 de Julho comemoram-se as festas da cidade capital.
Aprecie as belas paisagens da província do Cunene